.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oodinose (Doença do Veludo)



Fonte : zoowelke.de

Agente etiológico: Oodinium pillularis
Fisiopatologia: O contágio é direto, por uma forma flagelada infectante de seu ciclo de vida que pode deslocar-se ativamente a procura de um novo hospedeiro.
Os sinais clínicos da doença do veludo, inicialmente são inespecíficos onde o peixe apresenta irritação cutânea, aumento da produção de muco e distúrbios natatórios. Quando a parasitose torna-se mais intensa surgem manchas brilhantes acastanhadas na superfície do corpo assemelhando-se ao veludo. Neste estágio os peixes já apresentam disfunção respiratória, congestão e hiperplasia branquial. Estágios agônicos com peixes indo ao fundo com o ventre para cima e nados em rodopio sucedem a fase de disfunção respiratória e nenhum tratamento pode reverter o quadro.
É extremamente perigosa para os peixes pequenos, principalmente para os caracídeos (Neon, Rodóstomus, etc.), podendo "devastar" um aquário em menos de 6 horas.


Foto: Aquaspider.de

Tratamento: a) Azoo anti-oodinium.
b) Banhos demorados de tripaflavina.
c) Azul de metileno 2 gotas 5% / 5 L de água , durante 5 dias.
d) Elevação da temperatura a 30º C e escurecimento total do ambiente.
e) Retirar as plantas e todos os objetos do aquário.


16) Plistoforose (Doença dos neons)

Fonte : Teriguna.nl

Agente etiológico: Plistophora hyphessobryconis
Fisiopatologia: Ataca principalmente os neons tetra e outros peixes como os paulistinhas e o espada. O peixe apresenta perda de apetite, nada sem parar (inclusive à noite) .Fica muito agoniado. Nada em posição anormal (oblíqua).Apresenta descoloração, como nos casos do neon tetra e do cardinal, nos quais começa como manchas que se estendem até atingir sua faixa fosforescente. Fica separado do cardume .Emagrece, ficando desbarrigado. Há endurecimento e destruição dos tecidos. Ataca os rins.


Foto: Ikanbettah

Tratamento: a) Não há tratamento específico. A cura é difícil.
b) Pode-se tentar banho em solução de 2,5g de euflavina ou 2g de azul de metileno
para 100 L de água, durante 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário