.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Filtro externo caseiro

Charles Dias
Muitos problemas em um aquário, de qualquer tamanho, pode ser evitado com um bom e eficiente sistema de filtragem. Digo isso porque já passei por isso. Tive problemas sérios com alguns aquário, que sempre tinham aquela cor amarelo "chá-mate", caracterísco de filtragem insuficiente.
Sempre usei o FBF (filtro biológico de fundo, aquelas placas sob o cascalho) e acho que para aquários de até 70 ou 80 litros eles são ótimo, mesmo porque ajudam na formação do substrato para as plantas e é um ótimo local de hospedagem de colônias de bactérias nitrificantes, mas sozinho não adianta, tem de trabalhar em conjunto com outro tipo de filtro.
Essa idéia partiu quando comecei a ter problemas com um aquário de 60 litros recém montado. Tinha colocado bastante plantas e um belo galho de aroeira. Antes já tinha utilizado pequenos filtros de lã+carvão ativado, que ficavam dentro do aquário e funcionavam com um compressorzinho de ar normal. Nesse caso não havia espaço suficiente para um desses filtros. Então fui atrás de um filtro externo, que descobrí não serem muito baratos, e como estava sem grana na época tive de inventar.
Esse filtro pode ser usado para qualquer tamanho de aquário e sua capacidade de filtragem está diretamente ligada ao seu tamanho e a potência da bomba usada. Olha a lista de materiais:
- Tubo de PVC (o tamanho e diâmetro depende do tamanho do seu aquário. Para um esse aquário de 60 litros, usei um tubo de 3 polegadas);

- Dois terminais "de colar" para esse tubo (são tampões para a ponta que vedarão as pontas do tubo. Prefiro os de colar porque são mais fácei de serem manuseados);

- Silicone para aquário (certifique-se se pode ser usado em aquários, senão pode ter substâncias fungicidas que são venenosas para os peixes);

- Uma bomba submersa que tenha uma vazão/hora de pelo menos quatro vezes o volume de água do aquário (para esse aquário uso uma bomba Sarlo - recomendo essa marca ou a Better - de 200 litros/hora);

- 1 metro de cano de borracha transparente de jardim com um diâmetro que se encaixe na saída de água da bomba submersa, daquelas bem moles e de paredes finas (Esse filtro não pode ficar muito longe do aquário, por conta da perda de potência da bomba. Calculei 50 cm para entrada da água e o mesmo para a volta, o suficiente para se adaptar a bomba ao tampão do aquário);

- 1 braçadeira de plástico (para prender a ponta da mangueira na saída da bomba. Tem de ser de plástico para evitar a ferrugem);

- Lã de filtragem;

- Carvão ativado;

- Fio de Nylon.
Olha um esqueminha da idéia do filtro:
Agora vamos a montagem:
• Primeiro, com um bombril limpe muito bem todo o cano e os tampões (interna e externamente) e depois lave somente com água, bastante água e deixe secar completamente.
• Corte um pedaço de lã de filtragem do comprimento do cano e de uma largura que permita que enrolando-a, ela ocupe aproximadamente 2/3 do cano.
• Estenda a lã sobre uma mesa e espalhe o carvão ativado sobre ela e enrole (como um rocambole) e prenda-a com fio de nylon.
• Coloque esse filtro enrolado dentro do cano.
• Faça um furo do tamanho da mangueira nos tampões. Mas faça um furo que seja até um pouquinho menor que a mangueira, de forma que ela se encaixe firmente no buraco.
• Passe a mangueira pelo buraco e deixe uma ponta para dentro do tampão, de forma a não impedir o encaixe com o cano com o filtro dentro.
• Agora cole a mangueira junto ao orifício, por dentro e por fora, com uma boa quantidade de silicone e deixe secar. Use uma moeda para dar acabamento ao silicone.
• Está quase pronto. Agora encaixe os tampões no cano e cole as junções com silicone. Deixe secar.
Agora encaixe uma das pontas da mangueira na saída de água da bomba submersa e prenda firmemente com a braçadeira de plástico.
Quanto a localização do filtro, sugiro que ela fique presa sob o tampão de madeira do aquário. Prenda-a atrás do aquário, mas nunca mais baixo que a metade da altura. (Claro que você deve cortar a mangueira para que seu tamanho se ajuste a sua posição de fixação).
Pronto, você tem um ótimo filtro de carvão ativado trabalhando em conjunto com um FBF e o melhor, por um preço bem menor que o de um sistema de filtragem externo de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário